De acordo com uma pesquisa realizada pela HSR – Specialist Researchers, o Instagram é a rede social favorita dos jovens brasileiros com idades entre 18 e 25 anos, pertencentes à Geração Z. O estudo, que abrange mil pessoas das classes sociais A, B e C nas principais capitais do país, revela que o Instagram é mencionado por 62% dos participantes, seguido por Twitter e TikTok, ambos com 19% de preferência nessa faixa etária.
O WhatsApp destaca-se como o aplicativo mais querido em todas as faixas etárias, sendo encontrado em 98% dos dispositivos dos jovens entrevistados. Entre as pessoas de 26 a 40 anos, o aplicativo está presente em 94% dos celulares, reduzindo para 88% entre aqueles com mais de 41 anos. O estudo também revela que o WhatsApp é o preferido por 77% das pessoas de 41 a 60 anos e por 60% dos jovens entrevistados.
A pesquisa “Movimentos Geracionais” revela uma queda na popularidade do Facebook, especialmente entre os membros da Geração Z, sendo mencionado por apenas 12% dessa faixa etária. Em contrapartida, entre os Baby Boomers, pessoas com mais de 61 anos, o Facebook atinge 49% de preferência.
No que diz respeito aos hábitos culturais e à busca por informações, os jovens de 18 a 25 anos são os que menos buscam entretenimento na TV (72%), optando pelo computador ou celular para assistir programas (53%). Para se manterem informados, a Geração Z prioriza sites e, principalmente, perfis de canais de jornalismo nas redes sociais (21%).
A pesquisa também revela que 59% dos jovens brasileiros gostam de visitar frequentemente livrarias, enquanto 36% preferem procurar pela internet. Ir ao cinema é o programa cultural mais amado por todas as gerações, sendo mencionado por 56% dos jovens, seguido por shows de música, que têm a preferência de 31%, superando os museus, com 31% de preferência. O objetivo principal da pesquisa “Movimentos Geracionais”, conduzida pela HSR, foi identificar os valores e formas de consumo da Geração Z.