Instagram vai ultrapassar Twitter como fonte de notícias populares

Foi observado que a popularidade do Instagram como fonte de notícias está aumentando dia após dia, especialmente entre as pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos. Nesse ritmo, ele pode substituir o Twitter como a fonte de notícias mais preferida.

Um relatório do Reuters Institute Digital News de 2020 afirma que desde 2018 houve um tremendo aumento no número de pessoas que verificam o Instagram para obter atualizações sobre eventos atuais

A verdadeira força motriz por trás desse switch para que o Instagram seja uma fonte de notícias popular é por causa dos usuários mais jovens. Notamos que dois terços dos usuários com menos de 25 anos são os que preferem.

Este relatório também afirma que os consumidores com menos de 18 a 24 anos verificarão as atualizações de notícias nas plataformas de mídia social, em vez de um site tradicional ou um aplicativo de notícias.

O acesso às notícias continua a ser mais distribuído. Em todos os países, pouco mais de um quarto (28%) preferem iniciar suas jornadas de notícias com um site ou aplicativo.

Aqueles com idade entre 18 e 24 anos (a chamada Geração Z) têm uma conexão ainda mais fraca com sites e aplicativos e têm mais do que o dobro de chances de preferir acessar notícias via mídia social.

A porcentagem de pessoas que escolhem o Instagram como fonte de atualizações de notícias é de 11%, o que é simplesmente inútil que o Twitter. Este é o status quando pesquisado, levando em consideração todas as demografias.

Este é um fato bastante novo no que diz respeito ao Instagram, porque nunca foi visto como um lugar para atualizações de notícias no passado.

O Twitter sempre foi o lugar que você verificou quando queria obter algumas informações sobre assuntos atuais, enquanto o Instagram era mais visto de uma plataforma de mídia social destinada a compartilhar fotos e vídeos para se divertir.

Embora a fortaleza do Instagram em visuais criativos sempre tenha feito uma impressão duradoura na mente da geração mais jovem, isso é verdade no que diz respeito às últimas atualizações de notícias.

Nic Newman, um dos principais autores do relatório da Reuters, afirma:

O Instagram se tornou muito popular entre os mais jovens. Eles realmente respondem bem a histórias que são contadas de forma simples e bem com imagens visuais.

Em termos de popularidade com as últimas atualizações de notícias, parece que o Facebook ainda lidera o caminho. Levará séculos até que o Instagram possa tirar essa coroa do Facebook e reivindicar o primeiro lugar.

O YouTube é o segundo melhor lugar onde a maioria dos usuários procura atualizações de notícias mais recentes, depois vem o WhatsApp, o Twitter e, finalmente, o Instagram.

O tipo de crescimento é visto agora, com o Instagram sendo a fonte de notícias popular e se ele continua a crescer com consistência por alguns anos. Não há como negar que não vai demorar muito para o Instagram derrubar o Twitter e tentar invadir o território do Facebook & YouTube.

Mídia social não é uma fonte confiável de notícias

Apesar do aumento do número de usuários preferindo-o como fonte de notícias, a Reuters afirma que, quando se trata de notícias digitais, os usuários não têm plena fé nas mídias sociais porque acreditam em outras fontes tradicionais.
Estatisticamente, observou-se que, nos Estados Unidos, apenas 14% dos usuários acreditam nas notícias que encontram nas mídias sociais quando comparados a impressionantes 22% dos usuários que ainda preferem a maneira tradicional de acessar os assuntos atuais nos mecanismos de busca.

Outro fato interessante é que aqueles que acreditam que as mídias sociais são fontes confiáveis de atualizações de notícias, sua principal escolha preferida é o Facebook, depois vem o YouTube e o Twitter. Ao mesmo tempo, o Instagram vem como a segunda última opção preferida.

Nos Estados Unidos, a autenticidade das notícias não é muito alta. Independentemente disso, 29% dos usuários dizem acreditar em qualquer notícia.

Apesar desses dados, ainda, o método mais preferido para absorver notícias nos Estados Unidos é online,

como plataformas sociais, sites e aplicativos diferentes, etc. No que diz respeito ao consumo de notícias, as mídias sociais ainda regem o gráfico e veem um enorme potencial para aumentar o mesmo. Uma representação gráfica do mesmo pode ser vista abaixo, onde as mídias sociais estão emergindo como a única fonte para o novo.

As notícias impressas parecem estar à beira do desaparecimento, enquanto as notícias de TV parecem ter feito um retorno hoje em dia, ofuscando seu declínio no ano 2017-2018.

Fonte: Reuters Institute

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *