Como construir uma estratégia de crescimento de negócios

Construir uma estratégia de crescimento de negócios requer mais do que criar uma visão para sua empresa e planejar a execução. Na verdade, começa com a determinação de lacunas em seus esforços de marketing atuais e o estabelecimento de seus próprios objetivos de negócios únicos que fecham essas lacunas.

Após a avaliação do negócio, você precisa pesquisar seus concorrentes e toda a sua indústria. Primeiro, descubra seus clientes ideais e, em seguida, use uma abordagem baseada em dados para medir efetivamente seus resultados e, em seguida, posicionar seu negócio à frente de seus concorrentes. Neste guia, vamos passar por cima dos fundamentos de como planejar uma estratégia de crescimento de negócios.

Por que começar com uma estratégia de crescimento de negócios

Estudos mostram que apenas 50% das empresas startup ultrapassam a marca de cinco anos em operações. Desse número, apenas metade chega a 10 anos em operações. O segredo por trás da sobrevivência de um negócio resiliente e seu eventual sucesso é seguir um plano de crescimento de negócios.

Estratégias de crescimento de negócios são planos concretos baseados em dados reais sobre sua empresa. Não deve haver espaço para adivinhações. Seu curso de ação é baseado em seu desempenho atual, pontos fortes, fraquezas e o desempenho de seus concorrentes.

Prever o sucesso a longo prazo do seu negócio não vai adiantar. Se isso é tudo que você está fazendo, então você está em 50 por cento das empresas que não estarão em torno de cinco anos a partir de agora.

Começa com uma consciência do seu estado atual de coisas

Alguns empreendedores começam estabelecendo metas SMART (Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes, Vinculadas ao Tempo). Mas aqui está um conselho sólido – não comece com isso. Estabelecer metas sem entender onde seu negócio está, é como subir uma escada contra uma parede subjetivamente selecionada.

O que há de errado com isso? Bem, claro que você está progredindo até a sua escada mas você pode estar subindo a parede errada.

O primeiro passo para escrever um plano de crescimento de negócios é analisar deliberadamente o que está funcionando para você em seu marketing digital. Depois disso, determine onde você está carente. Em seguida, estabeleça sua proposta de valor única e identifique seus clientes ideais. Por fim, determine o que o diferencia da concorrência e quais clientes específicos assinam suas ofertas.

Estabelecer metas de negócios e outros itens essenciais

Depois de determinar que seu negócio está dentro do espectro de marketing de vendas, você pode estabelecer suas metas de longo e curto prazo. Falando por experiência, a este respeito, você pode classificar as empresas em três categorias:

  • Empresas que não têm metas claramente definidas
  • Empresas cujos esforços de marketing digital perdem seus objetivos
  • Empresas com metas demais que excedem seu orçamento de marketing

Em cada um desses casos, será necessária uma auditoria web completa. Isso ajudará você a definir seus objetivos, indicadores-chave de desempenho (KPIs), onde você se posiciona contra seus concorrentes e como você está posicionado em seu setor de mercado.

Desenvolver estratégias orientadas a dados

O próximo passo sobre como escrever um plano de crescimento de negócios é desenvolver estratégias baseadas em dados que apoiem seus objetivos de negócios. Aplique táticas de otimização da taxa de conversão (CRO) e realize testes A/B em suas diferentes campanhas para descobrir quais soluções estão ajudando você a alcançar seus objetivos.

Dependendo de onde você está no espectro de marketing digital, você precisa monitorar outros KPIs para descobrir como você deve ajustar suas estratégias de crescimento de negócios. Aqui estão alguns deles a considerar:

  • Taxa de Conversão (CVR): o número de conversões divididas pelo número total de pessoas que visitam seu site.
  • Impressões Atendidas: o número de vezes que seus anúncios foram servidos a um usuário online.
  • Custo por Ação (CPA): a quantidade de dinheiro que você paga por determinadas ações, como inscrição em boletim informativo, clique em anúncio e vendas concluídas.
  • Custo por clique (CPC): quantidade de dinheiro que você paga cada vez que seu anúncio é clicado.
  • Retorno sobre o Gasto publicitário (ROAS): receita que você faz para cada dólar que gastou em publicidade.

Lembre-se que existem centenas de KPIs por aí e alguns serão mais relevantes para o seu negócio do que outros. Tudo depende de onde você está no ciclo de vida do desenvolvimento de negócios. Por exemplo, novas empresas terão que se concentrar no aumento da conscientização da marca, no aumento do tráfego do site e no estabelecimento de sua presença online. Por outro lado, uma empresa estabelecida com um seguimento on-line sustentável deve se concentrar em nutrir o relacionamento com os clientes, obter mais negócios repetidos e melhores ROAS.

Vá para uma abordagem multicanal

O próximo passo sobre como planejar uma estratégia de crescimento de negócios é criar uma abordagem multicanal holística para o marketing. Novamente, dependendo dos resultados da auditoria anteriormente, você precisará determinar o mix de marketing exclusivo para o seu negócio.

O objetivo é abordar todas as áreas do marketing da sua marca. Implemente uma variedade de estratégias de marketing em sua estratégia global de crescimento de negócios. Estes incluem, mas não se limitam a mídias sociais, marketing de pesquisa paga, marketing de conteúdo, marketing de comércio eletrônico, e-mail marketing e SEO.

À medida que você desenvolve essa abordagem de marketing multifacetada para as estratégias de crescimento do seu negócio, você precisa identificar os fluxos de receita reais. Eventualmente, você introduzirá novos produtos ou serviços e combinará estratégias de marketing que se encaixam neles. Determine quais são sustentáveis a longo prazo e fique com eles.

Uma parte integrante de qualquer plano de marketing multicanal é analisar sua concorrência. Mais provável do que não, seus concorrentes estão se destacando em algo com o qual você está tendo problemas. Analise seus concorrentes e descubra quais estratégias eles estão usando que também podem funcionar bem para você.

Claro, nem todo mundo tem as ferramentas para análise de concorrentes, então não tenha medo de pedir ajuda. Contratar uma agência de marketing digital experiente pode beneficiá-lo sobre como escrever um plano de crescimento de negócios. Eles também podem ajudá-lo com análise de concorrentes e desenvolvimento de estratégia de marketing digital. Você pode aprender mais sobre o desenvolvimento da estratégia de marketing digital.

Avalie os resultados e ajuste tudo

A melhor estratégia de crescimento é uma que está em constante evolução à medida que seu negócio cresce. A cada fase do desenvolvimento da sua empresa, suas necessidades e metas de negócios mudarão. A avaliação e o ajuste fino são parte integrante do processo.

Ao avaliar seu progresso, pergunte a si mesmo e à sua equipe as seguintes perguntas:

  • Como nossa organização evoluiu?
  • Estamos felizes onde estamos agora? Estamos satisfeitos com nossos lucros e crescimento dos negócios?
  • Criamos uma equipe coesa à medida que desenvolvemos nosso modelo de negócio?
  • Estamos investidos no talento da nossa equipe? O que mais podemos fazer por eles?
  • Criamos não apenas uma base de clientes leal, mas defensores de marcas de longo prazo?

Pensamentos Finais

Como planejar uma estratégia de crescimento de negócios? Começa com a compreensão de onde sua empresa está agora. Você segue determinando para onde deseja ir (metas) e selecionando um mix único de estratégias de marketing digital que melhor se encaixam no seu negócio. Você precisa ajustar sua estratégia de crescimento à medida que você redescobriu o quão longe sua empresa cresceu.

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